quarta-feira, 4 de julho de 2012

EZEQUIEL 36:1-9


“E tu, ó filho do homem, profetiza aos montes de Israel, e dize: Montes de Israel, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o Senhor DEUS: Pois que disse o inimigo contra vós: Ah! ah! até as alturas eternas serão nossa herança; Portanto, profetiza, e dize: Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto vos assolaram e devoraram de todos os lados, para que ficásseis feitos herança do restante dos gentios, e tendes andado em lábios paroleiros, e em infâmia do povo. Portanto, ouvi, ó montes de Israel, a palavra do Senhor DEUS: Assim diz o Senhor DEUS aos montes e aos outeiros, aos rios e aos vales, aos lugares assolados e solitários, e às cidades desamparadas que se tornaram em rapina e em escárnio para o restante dos gentios que lhes estão em redor;  Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Certamente no fogo do meu zelo falei contra o restante dos gentios, e contra todo o Edom, que se apropriaram da minha terra, com toda a alegria de seu coração, e com menosprezo da alma, para a lançarem fora à rapina. Portanto, profetiza sobre a terra de Israel, e dize aos montes, e aos outeiros, aos rios e aos vales: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que falei no meu zelo e no meu furor, porque levastes sobre vós o opróbrio dos gentios. Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Eu levantei a minha mão, para que os gentios, que estão ao redor de vós, levem o seu opróbrio. Mas vós, ó montes de Israel, produzireis os vossos ramos, e dareis o vosso fruto para o meu povo de Israel; porque estão prestes a vir. Porque eis que eu estou convosco, e eu me voltarei para vós, e sereis lavrados e semeados.” (Ez 36:1-9)

Pode ou não pode? Ser ou não ser? Fazer ou não fazer?
Todos os dias precisamos tomar decisões. Todos somos gerentes de nossa própria vida. Diariamente definimos a hora de acordar, hora de ir para o emprego, hora de almoçar, hora de voltar pra casa, hora de descansar... Sem falar nas decisões que precisamos tomar por ter tomado estas decisões. Para toda decisão existe seu resultado ou consequência.
Da mesma forma decidimos crer ou não crer em Deus. Para isso também existe sua consequência.
Em Ez 36:1-9 vemos que povo de Israel havia decidido seguir o conselho dos povos gentios ao seu redor. Permitiu um rei vassalo (Jeoaquim) do Egito. Preferiu a pregação dos profetas que diziam palavras de sedução ao invés da verdade dita por Jeremias. Isso tudo trouxe uma consequência natural. Toda vez que nos afastamos de Deus ficamos vulneráveis.
A maldade dos povos gentios atraiu a ira e o furor de Deus, porém o povo de Israel estava aliançado os estes povos que não tinham nenhuma aliança com Deus. Deus até tentou alertar o que estaria por vir, mas não deram ouvidos à Sua palavra. Por isso quando a ira de Deus veio sobre as nações inimigas Israel sofreu junto. Quando nós escolhemos andar conforme os padrões deste mundo entramos no tratamento de Deus. Ele só corrige a quem ama.
Entretanto Deus nunca destruiu o Seu povo por completo. Sempre manteve um remanescente que permaneceu fiel. Assim ocorreu neste texto. Israel já estava no cativeiro, passando por privações e Deus envia Ezequiel para trazer esta palavra de esperança. Nada como um período de “cativeiro” para amolecer um homem de Deus!
Existem 2 tipos de homens. Os que têm uma aliança e os que não têm. Os aliançados temem a Deus e ainda que ande por caminhos tortuosos sabem que existe um Deus soberano acima deles mesmos. Os não aliançados não temem a Deus e se consideram soberanos em todos os seus caminhos seus limites são estabelecidos por eles mesmos.
Para aqueles que teme a Deus o cativeiro vem para tratamento pedagógico, mas os que não teme a Deus o cativeiro é destruição.
Nós passamos por muitos cativeiros em nossas vidas e o que fará a diferença será: quem eu sou? Que caminho escolherei seguir?

Que Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário