quarta-feira, 20 de março de 2013

Preparei tudo, mas Deus mudou tudo

Estou meditando há algumas horas sobre o texto em Gn 48:17-19.
Preciso saber o que o Senhor quer falar à Tua igreja.
O que quer dizer tudo isso? O que o Senhor está querendo nos falar Senhor?



Quando José viu seu pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim, não gostou; por isso pegou a mão do pai, a fim de mudá-la da cabeça de Efraim para a de Manassés, e lhe disse: "Não, meu pai, este aqui é o mais velho; ponha a mão direita sobre a cabeça dele". Mas seu pai recusou-se e respondeu: "Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo, também será grande. Apesar disso, seu irmão mais novo será maior do que ele, e seus descendentes se tornarão muitos povos".
Gn 48:17-19

Aqui eu enxergo duas coisas: a visão de Jacó e a visão de José.
A tradição antiga dizia que a benção da mão direita era para o primogênito. A mão direita representava o mais nobre, o instrumento que transmitia as mais nobres heranças. José observa um erro naquela situação. Manassés era o mais velho e naturalmente a herança principal deveria ser para ele e não para Efraim. Jacó estava velho e não enxergava direito, José sabia disso e acreditou que seu pai havia errado, porém não era um erro mas uma profecia do iria acontecer.
Duas visões!
A visão de José era a correta segundo a tradição da família. Manassés era o filho mais velho portanto fora criado para tal. O filho mais velho era ensinado a ser o mais responsável, o exemplo da família. José criou seus filhos no Egito. Uma terra onde não se falava de Deus nas escolas, uma terra onde faraó era uma divindade, um lugar muito fácil de se desviar dos caminhos do Senhor. Quando andamos em meio a pessoas nobres se manter nobre é um desafio. Entretanto quando andamos em meio a pessoas imorais, depravadas, indecentes, indecorosas, ... manter o padrão nobre é um real desafio. José certamente ensinou a maior parte da educação de seus filhos em casa. O José aprendeu cedo a desprezar os falsos ensinos do Egito. José conhecia a Deus e Manassés e Efraim precisavam conhecê-lo.
A visão de Jacó era duvidosa. Jacó estava quase cego por causa da velhice. Qualquer pessoa naquela situação poderia duvidar. Jacó estava fraco e perto da morte, fortalecendo assim a ideia de que ele estaria invertendo a benção.



"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes" I Co 1:27

Tudo está no controle de Deus.
Pelo Espírito Santo Jacó estava abençoando os filhos de José. Porém José estava olhando para o padrão que ele mesmo construiu. Para onde estamos olhando?
Quando não andamos por fé certamente nos frustraremos pois a bíblia no diz que sem fé é impossível agradar a Deus.


"Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá." Hc 2:2-4


Nós podemos confiar em Deus. Para isso é necessário conhecê-lo. Você conhece a Deus?
Não tem como confiar em alguém que não conhecemos a não ser que sejamos ingênuos como uma criança.

"Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele". Lc 18:17

Confiar em Deus é fazer como uma criança. Ela acredita independente das circunstâncias, ela não espera o pior. Uma criança sabe que a provisão virá no tempo certo. Assim Deus quer que andemos.

Hoje, meu Pai, quero voltar a ser como uma criança. Quero confiar em Ti. Não vou permitir que os problemas deste mundo se tornem maiores do que o Senhor. Vou confiar na Tua palavra que diz:

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Rm 12:2

Nenhum comentário:

Postar um comentário