sexta-feira, 20 de maio de 2011

Is 48:1-11 - Por amor de Seu Nome

“Ouvi isto, casa de Jacó, que vos chamais do nome de Israel, e saístes das águas de Judá, que jurais pelo nome do SENHOR, e fazeis menção do Deus de Israel, mas não em verdade nem em justiça. E até da santa cidade tomam o nome e se firmam sobre o Deus de Israel; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome. As primeiras coisas desde a antiguidade as anunciei; da minha boca saíram, e eu as fiz ouvir; apressuradamente as fiz, e aconteceram. Porque eu sabia que eras duro, e a tua cerviz um nervo de ferro, e a tua testa de bronze. Por isso te anunciei desde então, e te fiz ouvir antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez estas coisas, e a minha imagem de escultura, e a minha imagem de fundição as mandou. Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura não o anunciareis? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, e que nunca conheceste. Agora são criadas, e não de há muito, e antes deste dia não as ouviste, para que porventura não digas: Eis que eu já as sabia. Nem tu as ouviste, nem tu as conheceste, nem tampouco há muito foi aberto o teu ouvido, porque eu sabia que procederias muito perfidamente, e que eras chamado transgressor desde o ventre. Por amor do meu nome retardarei a minha ira, e por amor do meu louvor me refrearei para contigo, para que te não venha a cortar. Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição. Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem.” (Is 48:1-11)

Hoje Deus me deu esta palavra.
É Isaías falando sobre o povo de Israel e Judá. Um povo hipócrita. Falavam de Deus e se consideravam o povo de Deus, mas isso era apenas para gerar uma segurança religiosa (afinal Deus havia feito no passado muitos milagres) alcançando assim um status social que lhes davam “segurança” espiritual. Eles não desejavam em verdade agradar a Deus e aos Seus propósitos era apenas como um amuleto. Cumpriam rituais estabelecidos por Deus apenas para livrar a consciência da condenação que seus atos geravam. Eles tinham aqui o hábito pagão de adquirir imagens que simbolizavam segurança para algum propósito. Era como uma garantia, se Deus não operar eu tenho outro que me protege. Esta idolatria entrou em Israel por influência dos povos vizinhos que desconheciam o Deus de Israel.
Deus, portanto, falava antes de acontecer para que o seu povo tivesse certeza de que só o Senhor era Deus em Israel.
Deus conhecia o coração deste povo e para que não fosse destruído completamente retardou a Sua ira.

Este texto representa o que está acontecendo comigo.
Deus sempre conheceu a minha maldade. Como Ele me disse ontem: “O seu pecado sempre esteve diante de mim...” Foi por amor do Seu nome que Ele me poupou da destruição eterna e hoje estou limpo de muitos demônios internos que me assombravam.
Ontem eu e minha esposa sentamos para conversar e falei tudo o que me incomodava nela. Coisas que ela fez comigo e eu fingi que não era nada vieram a tona. Isso e me fez viver uma amargura de 7 anos. Foram 7 anos de sofrimento calado e isso me tornou muito agressivo com minha esposa. Ontem eu tive minha libertação.
Antes de pedir perdão por tudo o que eu fiz a ela eu precisava tratar coisas mais antigas. Eu comecei a falar tudo aquilo que escrevi no dia 18 de maio. Fui ponto a ponto e toda vez que ela gritava e se exaltava eu parava e perguntava se ela queria continuar outro dia. Descobri que minha mulher tenta sempre me trazer para dentro da sua neurose e assim me ganhar no emocional. Sempre fui falho nisso. Eu sempre me exaltava quando ela se exaltava e assim eu perdia a razão. Que paz! Agora preciso reconstruir um relacionamento novo com minha esposa. Sem mágoas é mais fácil.
Depois disso tudo eu pedi perdão por carregar isso por tanto tempo e assim tratá-la muito mal.

Como diz a palavra: Deus me limpou! Isso não foi por mérito meu foi por amor ao Seu Nome. Não foi por misericórdia, pois eu não tinha direito pois não estendia misericórdia. Foi por causa do chamado que eu aceitei e não abri mão. Em nenhum momento eu pensei em desistir de Deus e de sua obra. Eu quis tratar o problema mas não sabia como. Isso me levou à condição que Deus não desiste de sua obra e por amor de Si mesmo Deus continuou comigo (entretanto Ele me deu um prazo limite).
Na verdade eu amava mais a mim do que a Deus. Se eu não estivesse vivendo num tempo de busca com certeza eu não estaria da forma que estou hoje. Se eu tivesse ido ao futebol na quarta-feira eu estaria com o problema no casamento até agora.

Senhor me ajuda a cumprir com os teus propósitos e a viver em santidade para que assim eu consiga te alegrar. Quero 100% da sua vontade mesmo que doa!

Amém!

CHOF

Nenhum comentário:

Postar um comentário